[ Crítica ] Caixa de Pássaros

  
   O que transforma um filme em um thriller eletrizante? Poderia te dizer que é trama, o suspense e a excitação para saber o final, mas o que de fato é, é a agonia de estar ali acompanhando se sentindo o próprio personagem e nisso não podemos negar que Sandra Bullock faz muito bem ao dar vida a Malorie.

   Bird Box nos apresenta um mundo de caos, onde algo que espreita lá fora faz com que todos tenham acessos de agressividade e morte, basta abrir os olhos. Suicídios e assassinatos fizeram com que a humanidade fosse quase extinta, e é essa realidade que vemos ao nos depararmos com uma mulher tentando proteger duas crianças, a frieza e destreza da personagem de Bullock faz com que tenhamos o único objetivo em sobreviver, em fugir.

   NUNCA ABRA OS OLHOS, isso vai matar você! Exatamente com esse pensamento que começamos o filme, entre dois tempos diferentes conhecemos a história quando tudo isso aconteceu, uma epidemia talvez? Ninguém sabe, apenas que tomou todas as cidades e justamente quando Malorie está na rua se depara com o caos, o desespero e a luta para sobreviver, confesso que essas partes foram diferentes no livro e se tivessem o mesmo toque o impacto seria muito maior, conseguindo um abrigo com alguns sobreviventes vemos o que ocorre depois que tudo isso começa, Bullock é um show de atuação nesse filme, a adrenalina de estar a salvo, conseguir alimento e carregar um filho em pelo apocalipse faz com que tenhamos em mente que tudo pode dar errado, só basta um piscar de olhos.
    Entre o começo de tudo e os dias atuais Malorie está em fuga com duas crianças com pouco mais de quatro anos, às cegas em um barco a remo nas correntezas de um rio a agonia de não conseguir tomou conta em cada taque do filme, não preciso dizer que as crianças foram um sucesso a parte na interpretação, cada qual seguindo exatamente o que foi apresentado no livro.
    O curioso é que essa "coisa" ou seja lá o que for, é apresentada como algo físico no filme, o mover das folhas, o nervoso dos pássaros e a sombra que se movimenta durante a noite, isso deu mais veracidade ao filme, mostrando que é algo que podemos sentir não apenas ver, o que no livro apenas deixa a incógnita sobre ser visto, outro detalhe é a mudança nos olhos, a mesclagem de se perder entre o inconsciente e a realidade, não são olhos comuns, são visões de algo pavoroso que muda todo o ser. Realmente estão de parabéns nessa parte, porque o impacto no público é maior.

   Os pássaros parecem ser as únicas criaturas vivas que podem prever quando as "coisas" estão a caminho, algo interessante que nos remete ao horror lovecraftiano em que seres inexplicáveis causariam a loucura com apenas um olhar, além desta referência não podemos deixar de notar outras clássicas marcas de grandes filmes, com cenas semelhantes que dão aquele toque de "já vi isso em algum lugar".
    O que senti falta apesar do filme ser bastante interessante foi a apresentação dos personagens, os sobreviventes não tiveram seu espaço como no livro, o que não foi tão bem apresentado por conta do pouco tempo, apenas Malorie foi bem desenvolvida o que nos deixa apenas no foco com ela, a estrela é a Bullock, mas isso não impediria de contar mais daqueles que passaram anos com ela presos em uma casa tentando sobreviver não é?
   Ainda pretendo faz uma matéria com as comparações com o livro, pois ainda estou lendo, mas uma modificação foi feita que incomodou bastante, o fato de Malorie não desejar ter filhos, o filme mostra sua total falta de carinho para com as crianças o que não é verdade seguindo o livro, ela desejava o filho e não o colocaria para adoção, o problema da personagem é a confiança, o senso de individualidade não a frigidez para com uma gestação, isso é bem óbvio em todo o filme, deixando claro que ela tentava sobreviver com as crianças, mas sem o amor de mãe, foi incomodo isso, uma personagem que se desenvolve no livro é mal aproveitada na adaptação nesse sentido.

   Muitos criticaram o final da obra, aguardando um segundo volume ou até mesmo uma explicação para o que aconteceu, mas no filme achei válido a forma como foi apresentada o desfecho, deixou algumas lacunas de fato, mas tendo em mente que o objetivo era chegar onde chegou e nada mais, o ponto final acabava ali e foi apenas isso. Preciso terminar a leitura, mas garanto que Caixa de Passáros é uma obra e tanto já pelas páginas lidas e mesmo o filme não sendo exatamente fiel a ele atrai por ser justamente o que citei ali em cima, um thriller eletrizante que te prende até o final.
   COMPRE O LIVRO: https://amzn.to/2Sl5aXa


LEIA A OUTRA OBRA DO AUTOR:

 Uma casa no fundo de um lago https://amzn.to/2SdN09T

   CAIXA DE PÁSSAROS ESTÁ DISPONÍVEL NA NETFLIX A PARTIR DO DIA 21 DE DEZEMBRO, CONFIRA O TRAILER.

    

21 comentários :

  1. oi!
    Eu vi o trailer e fiquei super curiosa, parece ser bem interessante. Vou assistir com certeza ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Assisti ao filme no dia que lançou e fiquei completamente eletrizada, vidrada nas cenas do filme. No mesmo dia comecei a ler o livro, estou em 10%, mas já é possível perceber algumas mudanças. No filme, realmente fiquei incomodada com o fato dela "não querer filhos", ser muito rígida. Quero ver como é no livro. Adorei seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto sobre o filme no Twitter mas não sabia que era do livro 😂😂. Confesso que pulei a sua crítica porque comecei a ler o livro e não quero spoiler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. SOS que eu nem sabia que tinha um livro também!!!!!!
    Confesso que estava oscilando entre assistir e não assistir esse filme. A divulgação do netflix foi pesado, e me deixou bem curiosa.
    Assisti o trailer e apenas: tremi de medo.
    Cada pessoa fala uma coisa sobre o filme, há quem amou, e há quem odiou.
    Só pela Sandra Bullock já convença qualquer pessoa a assistir.
    Vou assistir nesse fim de semana (com companhia, pq sou medrosa hahahah)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem?

    Bom assisti o filme, achei muito interessante a mensagem que ele passa...

    Só tem um porem... onde foi para o casal que fugiu com o carro???

    kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme, gostei da mensagem que transmite mas não sabia que tinha livro, menina tá de parabéns pela resenha, tornou o filme ainda mais interessante!

    ResponderExcluir
  7. Eu amei , não li o livro ainda na realidade nem sabia que tinha, mas irei comprar para ler com certeza

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da adaptação. Está certo que faltou muita coisa importante na história e tirou muito mérito da Malorie. No livro ela fez praticamente tudo sozinha e demorou para encontrar ajuda e no filme fizeram de uma forma que pareceu que ela só conseguiu porque teve ajuda =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Muita gente gostou, pelo visto a história é bem envolvente...

    ResponderExcluir
  10. olá!
    Ainda não tive oportunidade de assistir, não sabia que era baseado num livro.. Eu até me interessei mas estou com medo dos sustos que vou levar. kkkk
    Assim que puder vou assistir, adorei a dica!
    Abraços.
    https://coisinhasdakikaartesanato.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Está todo mundo falando desse filme, mas ainda não tive coragem para assistir porque sou bem medrosa hahahaha Mas adorei a sua resenha, me deu curiosidade...

    ResponderExcluir
  12. Ta todo mundo falando desse filme, mas ainda não consegui assistir, meu namorado já viu e disse que tem um pouco de terror, então já estou mais receosa de assistir kkk amei a resenha!

    ResponderExcluir
  13. Eu vi o filme e com certeza o livro é muito mais top né? Sem comparacoes.

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o filme, mas também achei o livro muito interessante. Senti medo em algumas horas durante o filme, mas o final é bem bonito eu achei. Sua resenha ficou ótima, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Esse é um filme que estou ansioso por assistir, mas queria ler o livro antes, não sei se vai acontecer. Estava fugindo de críticas sobre ela, então ler a sua me trouxe algumas informações que ainda não tinha, e foi ótimo ficar sabendo.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei bastante da metáfora que o livro apresenta. Gostei muito do final do filme.

    ResponderExcluir
  17. Olá, não tive ainda a oportunidade de ler o livro mas em termos de produção, achei um bom filme. Apesar de ter ficado muitas pontas soltas. rsrs'
    Adorei seu blog.

    Blog Levando a Sério | Facebook | Instagram


    ResponderExcluir
  18. Adorei o filme mas o final não foi tão bom.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não assisti, acredita? Mas parece ser bem interessante, pelo jeito!

    ResponderExcluir
  20. Eu achei muito doida o pessoal falando que o filem é sobre depressão e não sei lá o que hahaha. É um filme sobre o fim do mundo, ponto! :p Li o livro em 2016, e ainda não tenho uma edição só minha, mas vou tentar comprar a nova edição da Intrínseca com a jacket. Gostei bastante do livro, e do filme eu apenas gostei mesmo. Achei que faltou mais emoção numa determinada cena que no livro deixa a gente doido!

    ResponderExcluir

Copyright © Secret Magic. Made with by OddThemes